15 outubro 2010

Os Políticos Passam, Os Artistas Ficam...

Sobre o título desta postagem, deixo uma curiosidade, um fato ocorrido com o gênio da música Johann Sebastian Bach. Em 1721, o compositor alemão dedicou a Christian Ludwig, margrave de Brandenburg-Schwedt, uma espécie de prefeito da época na Alemanha, os seus 6 Concertos de Brandenburgo, uma das obras musicais mais geniais já compostas. O próprio margrave havia encomendado as obras. Porém, o senhor Christian Ludwig não deu muita importância para os concertos. Possuía uma orquestra de má qualidade para as exigências de interpretação das obras, e não se dignou a melhorá-la para que as obras pudessem ser executadas. Resultado: os concertos de Brandenburgo não foram executados na época. Ficaram lá, jogados. Certamente, o margrave deveria estar muito ocupado com seus afazeres de político. E Bach, quem era Bach?

Na época, Bach não era reconhecido como o gênio musical que é hoje. Vivia de forma muito modesta, tinha que trabalhar muito para sustentar sua numerosa família. Não enriqueceu com sua arte. Muitas de suas obras nunca foram executadas durante sua vida, várias se perderam. Bach era visto como um grande organista e cravista, mas não como um grande compositor. Julgavam-no como um compositor menor. Não entendiam seu gênio. Achavam sua obra muito hermética, difícil, sombria, e até retrógrada. De modo que o pouco caso do senhor margrave, um ilustre político, não foi algo surpreendente.

Porém, como o mundo dá voltas, não? Quem hoje conhece o senhor Christian Ludwig? Aposto que todos os leitores do blog já ouviram falar em Bach. E vários o conhecem muito bem. Mas Christian Ludwig... Se o senhor margrave hoje ainda é lembrado no mundo, é como aquele para quem Bach dedicou os Concertos de Brandenburgo... Se não fosse Bach...

Um comentário:

Richard Mathenhauer disse...

Ars longa...

Herr Ludwig? Não, não conheço. Mas, na minha Trindade, assenta-se soberano Johann Sebastian Bach.

Com admiração,