20 outubro 2010

Dilma ou Serra?

Não direi o óbvio de que tanto a Dilma quanto o Serra têm mais contras do que prós. São dois maus candidatos. Não aprecio nenhum dos dois. Tanto é que no primeiro turno fiquei na dúvida entre Marina e Plínio, e fiquei com o último.

Porém, por trás de Dilma e de Serra está algo mais importante na hora de governar do que a pessoa do presidente. No fundo, não é a pessoa que governa, é o seu partido. E a sua intrínseca ideologia. O PT de Dilma é um partido de esquerda, ainda que tenha se aproximado do centro nos últimos anos. O PSDB de Serra é um partido de direita, ainda que também tenha se aproximado do centro. Porém, ainda é esquerda contra direita.

E eu jamais votarei na direita. Nunca. Já disse isso aqui no blog. Repito. Portanto, vou de Dilma. E seja o que tiver de ser. O que é a direita? É o governo de e para as classes dominantes, sempre foi assim, por mais que se esforcem em dizer que não. A ditadura militar brasileira foi um governo de direita. A Alemanha nazista era de direita. O fascismo de Mussolini na Itália era de direita. Apenas para ficar com os exemplos mais conhecidos.

Para mim já são motivos suficientes para não votar no Serra. Mas como se esses ainda não fossem suficientes, recebi um e-mail defendendo Serra que me forneceu ainda mais motivos para nele não votar. Transcrevo um trecho do e-mail:


"Se Arnaldo Jabor, o crítico e comentarista do Jornal Nacional e do Jornal da Globo também está pedindo pra não votar na Dilma - Temer

Se a Marília Gabriela também está pedindo pra não votar na Dilma - Temer

Se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está pedindo pra não votar na Dilma - Temer

Se Pastores de todo o Brasil estão se mobilizando contra a candidatura da Dilma - Temer"

Então, se o Arnaldo Jabor apoia Serra, é porque a Globo também apoia, aliás isso é óbvio, é só olhar os seus noticiários, e se a Globo é a favor, eu sou contra. A chata da Marília Gabriela vai de Serra? Ainda bem. E os padres e os pastores querem Serra? Deus o livre,então, votar no Serra. Deus defenda uma coisa dessas!

8 comentários:

Agnes Mirra disse...

No 1º turno votei em Marina,nesse 2º vou anular.Não gosto de Serra, e não confio em Dilma.Sei que um deles vai ser Presidente,isso é fato.E eu não gosto disso.Vai ser mesmo o que terá que ser, mas meu voto não vai pra nenhum deles.

Agnes Mirra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueli Maia (Mai) disse...

Concordo em parte com o que você expressou aqui. E talvez esta esteja sendo a pior campanha dos últimos tempos.
Lula impôs a Dilma e Serra se impôs, e em meio aos imensos Egos e vaidades, o que mais me apavora é a falta de ética desta campanha.
.
Ambos jogam cortina de fumaça e adiam uma discussão sobre os principais problemas do País. É isto que precisaríamos saber, para finalmente nos decidirmos qual o menos ruim.
Jamais votaria em Serra.
Mas ainda não me convencí em votar na Dilma, justamente porque ela não vem discutindo seriamente seu plano de governo.
Dilma estagnou no diálogo com a sociedade, e sua inércia deve-se ao fato de que ocupa-se demasiado em dar respostas às provocações do PSDB - que encaminha a campanha como se estivéssemos diante de uma revista de fofocas. O horário político é um folhetim.
Um verdadeiro desrespeito que vem sendo veiculado diariamente - vago inóciuo, irritante, aviltante.
Um preocupante extremismo partidário e religioso, e uma espécie de intolerância vem sendo semeada. Isto é péssimo, é retrocesso. Diferenças não deveria resultar em guerra, mas em diálogo que é o que - minimamente - deveria estar ocorrendo.
A pouco mais de dez dias das eleições, isto que vemos é uma lástima!
.
Excelente o teu texto e posicionamento.
E me desculpe pelo extenso desabafo

um abraço

Zélia Guardiano disse...

Pior eleição que já vi !
Penso que o samba do criolo doido é mais lógico.
De qualquer prisma que se olhe, vê-se algo muito estranho.
Dilma com Sarney: pode?
Só para dar um, entre milhões de exemplos...
Grande abraço, meu querido!

Weimar Donini disse...

É verdade! Trata-se de escolher o menos pior!

Mirze disse...

Reiffer!

Concordo com tudo que disse. Mas pela primeira vez vou anular o voto.

Parabéns pelo Dia do Poeta!

Um abraço!

Mirze

Richard Mathenhauer disse...

Reiffer.

Não sei se podemos falar de direita, esquerda ou qualquer outra linha ideológica no Brasil, sobretudo depois de ver tantos partidos de orientações diferentes casando-se ao saber das circunstâncias. E, para um partido de esquerda que está no poder, acho que banqueiros lucraram muito, não? Da mesma forma, não acredito mais em Elite X PObres, Sudeste X Nordeste. Creio que andam pondo combustível nestes temas mais do que deveriam, porque o Brasil é um só: estão é querendo que se faça e se concretize essa idéia.

Eu vinha defendendo o voto nulo, mas neste segundo turno, obrigatoriamente exercerei "o direito" ao voto, votando em Serra. Dilma não me cativou (o eleitor brasileiro é passional, muito alem de emotivo) e não vejo nela experiência para governar um país tão complexo como o nosso.

Mas, sempre torço pela Democracia. Para que você vote em Dilma, para que outros anulem, para que eu vote em Serra.

Abraços,

Unknown disse...

Não gosto de nenhum dos dois a fundo, mas ainda prefiro Serra do que Dilma. Plínio MENOS ainda! Histórias pessoais dele rondam minha família. Negativamente. Acho que política, como religião, é um assunto que só se transmita em si quando a busca parte de dentro. Não gosto de discutir esse tipo de coisa. Mas deixo a minha posição.
Ah, belo pensamento, a propósito.