28 julho 2010

Quem Conhece a Verdade é Esta Ave Coberta de Óleo


"Se todas as pessoas que vivem na China e na Índia consumissem numa mesma proporção, seguindo o modelo norte-americano, o planeta poderia explodir." Quem disse foi o vice-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros e professor da UFRGS, Nelson Rego, conforme notícia veiculada no jornal Correio do Povo de 26 de julho de 2010.

Nada de novo aqui no blog. Já cansei de afirmar, com outras palavras, a mesma coisa. Mas as pessoas não querem nem saber. E consumistas todos nós somos. Alguns mais, outros menos, mas somos. E fomos condicionados a assim viver. E pior, somos cada vez mais consumistas. A China, por exemplo, vem crescendo a um ritmo assustador, aproximando-se dos absurdos e degradantes padrões norte-americanos. E todos sabem que os chineses não se preocupam com o meio-ambiente.

E o  Brasil? Também está crescendo. Com real preocupação ecológica? Claro que não. O imbecil novo Código Florestal Brasileiro está aí para provar. De modo, meus amigos, que eu pergunto com indiferença: onde está a esperança para a nossa civilização? Alguém, por favor, diga-me. Todos só pensam em "progresso".  E iremos progredir. Para os negros braços da morte. Não necessito de nenhuma complexa  análise intelectual para dizê-lo, não necessito escrever livros com ensaios formando centenas de páginas, muito menos de preconizar complicadas e brilhantes filosofias, sociologias, antropologias, enfim, todo esse palavrório inútil de intelectualismos que não leva e nunca  levou a lugar algum. Quem conhece a verdade é aquela ave coberta de óleo da imagem.

Não há solução.

O planeta não vai explodir. A humanidade sim.

4 comentários:

Patrícia Garbuio disse...

Parabéns pelas palavras,pelo texto,pela foto,pela preocupação com o meio ambiente.Realmente é repugnante e de ficar indignado com uma foto assim.Lastimável que o humano seja tão insensível.
Os chineses comem cachorro,cérebro de macaco,prendem seus cães em pequenas jaulas parar tirar a pele e comer sua carne.
Nada interessados em conhecer a verdade...
bjsss

Aurellius disse...

Há informações por toda parte, muito se fala de ecologia, como professor de ciências faço a minha parte com meus querido e diabólicos alunos, mas por mais que concientize-os há sempre aquele familiar que não ajuda a fortalecer o que é passado para as crianças. Pais, tios, avós, essas pessoas de gerações anteriores que acham que essa realidade só existe em outros países, bem longe de nós e acabam banalizando toda nossa realidade.É uma pena, mas se eu, você, seu amigo temos essa conciência a nossa casa pode, quem sabe, se salvar.

Richard Mathenhauer disse...

Reiffer, deixo no Urbi et Orbi o "Prêmio Muchas Gracias Al Blog Amigable" para você em consideração ao seu espaço nesta "blogosfera".

Abraços,

Agnes Mirra disse...

Se cada um fizesse sua parte, muita coisa estava preservada. O mundo com certeza seria melhor!

Enquanto isso, a gente fica chocado com imagens de devastação...Poluição... De crueldade... De morte...

O Mundo não é só o nosso jardim...É também nossa casa!

Reiffer, você faz desse mundo um lugar melhor!