26 dezembro 2009

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”


Com essa sentença, o nosso maior romancista, Machado de Assis, encerrou o seu genial “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. O livro foi escrito há quase 130 anos, e hoje tal frase deveria ser seguida como lei. Explico-me...

Irei direto ao ponto, não há muito que ser dito sobre este assunto. As pessoas falam em preservar o planeta com redução da poluição, com preservação da vegetação natural, com conscientização da população, com desenvolvimento sustentável, enfim, todas essas utopias que qualquer ser humano com o mínimo de inteligência sabe que são irrealizáveis. O fracasso de todas as conferências sobre clima e preservação ambiental está aí para provar o que digo. Ter esperanças de que o ser humano vai conseguir reverter a situação com tais atitudes é uma ingenuidade, ou imbecilidade mesmo.

Então, nossa civilização não tem saída? Tem. É só ninguém mais ter filhos. Pronto. Isso é um absurdo? Claro que é. E só esse absurdo pode salvar nossa atual civilização. É tão absurdo que ninguém toca nesse assunto. Já viram alguém falar que essa é nossa única solução? Não, ninguém tem coragem de afirmar tal inaceitabilidade. Eu tenho. E meu raciocínio é de uma impiedosa simplicidade.

Segundo os cálculos científicos, dentro de 40 anos, o mundo, mantendo o atual índice de crescimento populacional, com o aumento da expectativa de vida, terá cerca de 10 bilhões de habitantes. Nosso planeta não está suportando 6, vai suportar 10 bilhões de pessoas? Calcula-se que para sustentar tal população sem que ninguém passe fome, tenha-se que quase triplicar a produção de alimentos. E tirar de onde tantos alimentos, se a atual produção já é insustentável para o planeta? E de onde tirar mais água, se ela já está escasseando? E mais energia? Ou quem sabe as pessoas que nascerem não deverão se alimentar, nem tomar água, nem se vestir, nem acender uma lâmpada? Talvez nem devam respirar...

A verdade simples, lógica, matemática - e cruel - é esta: a humanidade não pode aumentar, se aumentar, o planeta morre, porque ele já nem com o que tem está aguentando. É o mesmo que dar mais sal para um hipertenso que está tendo um infarto. Qual será o resultado? Então, ninguém mais pode ter filhos. Ou, para cada criança que nascer, alguém deverá morrer. E como eu sei que isso não vai acontecer, explica-se todo o meu pessimismo... Esta civilização não tem futuro. Terá que acabar para recomeçar. Ponto final.

15 comentários:

Anônimo disse...

Artigos como este é que deveriam ser publicados em certos jornais medíocres aqui de Santiago.

Vampira Dea disse...

Eu afirmo exatamente isso e sou taxada de louca.

Leonardo disse...

Você está totalmente correto! Eu sempre falo para os meus familiares e sou visto como alguém que não quer ter responsabilidade e tal, mas eu sou o mais responsável ao meu ver! Genial você, adorei!

Anônimo disse...

Isto tudo é absolutamente verdadeiro, campanha anti natividade já!

Capitu Santiago disse...

Como você mesmo falou: e um absurdo dizer isso mas e a pura verdade! Os hospitais públicos estão a beira do colapso? O trânsito das grandes cidades e caótico? O transporte publico nao funciona? As escolas fracassam? O problema e um só : muita gente, muita gente, muita gente!!!

Anônimo disse...

Concordo!
As pessoas agem de maneira muito egoísta ao ter filhos, pensam apenas em satisfazer seus próprios instintos e não pensam no que a pobre criança enfrentará neste mundo.

J. S. Fernandes disse...

Não creio que não ter filhos, ou o controle de nascimentos resolveria nosso problema. Creio que haveriam pobres e miseráveis do mesmo modo, pois o egoísmo humano não acabaria. Mas também não creio que a humanidade mudará e se tornará mais humanista. Não ter filhos de fato é não transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, porém somente isto.

Anônimo disse...

Pq tenho q ter filhos? É uma regra q devo seguir?- Ter filhos é bom! - me dizem. Eu penso:-Bom em q?Não vejo tal vantagem!

Volcatius disse...

Recomendo o livro "Porque te amo, NÃO nascerás!" Ele segue justamente a linha de que procriar é sempre antiético. http://hdl.handle.net/10482/15274 https://youtu.be/xXzkSTKoVZ4

Anônimo disse...

Machado de Assis, um escritor à frente de seu tempo, realmente o que acontece na humanidade é isso: a impossibilidade de gerar filhos; uma questão de bom senso, de economia dos recursos globais. belo texto

Mayara Almeida disse...

É muito triste ver como um planeta tão rico em materiais orgânicos está sendo tão mal aproveitado, contudo um dia erá inevitável que tal tragedia aconteça, é perceptível que já está ocorrendo em diversos lugares do mundo inclusive bem em nossa frente :(

Unknown disse...

Falta senso de um monte de coisa no seu argumento. MAS ENFIM PQ VC NÃO SE MATA AFINAL?

Unknown disse...

Penso igual voce.

Anônimo disse...

Não tive filhos por amor a eles!
O mundo não é bom e nascer, lutar para sobreviver sem saber porque e quando morrer é simplesmente insano e cruel
Quem faz uma obra de arte perfeita como o corpo humano não quer que ela se destrua. Portanto considero que a vida não tem sentido de ser. Passa-se a maior parte do tempo com medo de morrer, cuidando da saúde para não morrer sabendo-se que vai morrer!
É muito contraditório viver.

Anônimo disse...

Amigo, posso fazer um vídeo lendo este seu texto? Eu coloco o link desta matéria do seu blog na descrição.