01 dezembro 2009

Crueldade Contra Animais na UFSM

Um ato de barbárie foi cometido dentro dos limites da UFSM, no departamento de Zootecnia. Trata-se da morte com requintes de crueldade de um gato indefeso por indivíduos que ainda não foram identificados com provas claras, embora existam suspeitos...
O animal, que vivia na dependências da UFSM, foi covardemente capturado e teve sua garganta cortada. No entanto, não morreu. Lutando desesperado pela vida, conseguiu escapar. O gato saiu caminhando e esguichando sangue para todos os lados, tudo sob os risos de alguns indivíduos, que se divertiam com o impiedoso espetáculo. Até que foi recapturado e teve sua cabeça decepada enquanto ele AINDA VIVIA.


O que devo comentar sobre isso? Apenas digo que a UFSM é uma universidade séria e respeitada, e estou certo de que dará uma punição exemplar a esses indivíduos, para que episódios vergonhosos como esse jamais se repitam. Quem foram eles? Quem foi envolvido no crime? Por que motivo o gato foi morto? É claro que a culpa não é do curso de Zootecnia, mas dos indivíduos que cometeram a atrocidade ou foram cúmplices dela. E o curso e a universidade devem tomar alguma providência. É seu dever. Caso contrário, se não houver a identificação e punição dos culpados, quantos atos desse tipo poderão vir a ser perpetrados? Atos como esse não podem ser abafados. Maus tratos a animais é crime previsto em lei, com pena de 3 meses a 1 ano de detenção. Que a lei seja cumprida. E ponto final.


Sugiro que escrevam a este e-mail, para a obtenção de informações: lovatto@smail.ufsm.br

20 comentários:

Metáfora do Tempo disse...

Nossa, mas que absurdo! tem que ser punido mesmo.

Márcio Brasil disse...

Oi, Alessandro,

O ser humano é o único animal que pratica crueldades contra sua raça e outras. Ditos racionais que somos, como pode haver criaturas irrascíveis como um infeliz desse? E como esse aí, há muitos outros mundo afora.

Fiquei muito indignado lendo essa postagem e sabendo desse crime monstruoso. Espero que seja feita justiça e que esse animal monstruoso desse estudante seja punido. Mas muito mais que isso: o importante é mesmo propagar esse malfeito para que as pessoas que respeitam os animais (nossos irmãos terrestres) também condenem essa atitude nefasta.

Abração.

pablofisico disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vampira Dea disse...

Tem que ser punido urgente, esse ser humano.

Al Reiffer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LeoSoares disse...

Pois essas informações estão sendo vinculadas na internet mas até agora não apareceu nenhuma das "várias testemunhas".. eu acho que isto está muito estranho...
Se for verdade isto deve ser punido, mas se não for.. cuidado com essas ondas da internet.

Unknown disse...

Esse tipo de gente casa e procria...

E ensina O QUE para os filhos?

Al Reiffer disse...

Realmente, Leonardo, está muito estranho. Estranho porque ninguém se manifesta para assumir o fato de que um gato foi torturado e morto nas dependências da UFSM, sendo que sua cabeça decepada foi levada ao setor de patologia. Parece-me que há "gente grande" na UFSM envolvida com a questão, e todos estão com medo de delatar o que viram. Se o fato não ocorreu, por que o professor Lovatto não se manifesta? Escrevi 2 e-mails a ele, e até agora nada. No entanto, sou um defensor dos animais, e acompanharei a questão até o fim. Ocorreu um crime contra um animal, e alguém deve pagar pelo que fez.

Betina da Costa Beltrão disse...

Faço parte do Clube Amigo dos Animais e estamos perplexos com o ocorrido.

Infelizmenteas "testemunhas" somem nestes momentos.

Estamos organizando uma manifestação em repúdio ao ato cometido,que parece ter tido a participação de pessoas "importantes" na UFSM.

Não se deve ter medo de lutar pelo que acreditamos.

Interessados em participar da manifestação podem ligar 32223791(Marlene),30272990(Betina) ou 91437311(Betina)

Meu e-mail/msn é betinabeltrao@hotmail.com

Aguarda retorno de alguém

Anônimo disse...

Menos um pouco pessoal...de fato parece que um gato morreu, só que tudo isso foi tudo muito exagerado, e a pessoa a qual está sendo vítima de horríveis calúnias, inclusive agressões físicas de membros de sua família, é apenas mais uma vítima nesta estória, afinal não foi o autor do ato, simplismente levou a cabeça do gato para o HUV. Não percam o tempo de vcs com questão como essas, que aliás estão falando só merda, preocupem-se em ver o que está acontecendo na frente do focinho de vcs, certamente a crueldade não está somente nos atos bárbaros como executar um animal, mas está em cada gesto do dia-a-dia, em cada palavra. Pensem antes de se manifestar, vcs podem estar destruindo a vida, a carreira de uma pessoa, aliás, uma das poucas pessoas de bom caráter que conheci e convivo no meu dia-a-dia, além do que vcs mal sabem o nome, e que ouviram uns boatos por aí.
Quem quiser continuar caluniando, tem seu direito de expressão, mas ao menos mostre as provas!!!!

Al Reiffer disse...

Prezado(a) anônimo: a questão me parece muito simples: um crime foi cometido contra um animal, algumas pessoas que ainda não se provou quem estão envolvidas e devem ser punidas quando as provas aparecerem. Eu não estou acusando ninguém, se citei o nome de um suspeito, ele foi retirado. O certo é que barbaridades como essas, sejam cometidas por quem for, devem ser punidas devidamente para que não se repitam, ainda mais dentro de uma universidade. Desejo que tudo seja esclarecido, os culpados, descobertos e punidos. Lei é lei, e lei se cumpre. Se uma universidade séria como a UFSM não der o exemplo, quem vai dar? Como amante e defensor dos animais, contribuo com meu blog para que a justiça seja realizada e atos como esse repudiados. Quando tudo for esclarecido, se for, este blog divulgará os nomes dos culpados e as penas a eles imputadas.

Anônimo disse...

Tirou o nome dele pq? ficou com medo? Ou vai dizer que é uma pessoa que somente está lutando pela justiça! Mas, esta palavra até pode fazer parte de teu vocabulário, certamente do teu dicionário não! Acredito que realmente não conheces o significado da palavra, e em que momentos deve ser colocada em prática. Tu me parece uma pessoa bem esclarecida das coisas, portanto, devia ter pensado um pouquinho mais antes de postar isso. Aliás, se tivesse os pés no chão já teria tirado isso do Blog. Pode ter certeza de que quando tudo isso for esclarecido, e olhe q não vai levar muito tempo.... todos que estão fazendo críticas e ameaças vão se ferrar, pode ter certeza. Sendo tu um dos principais, o qual está sendo um dos maiores contribuidores para toda essa confusão!!! Se não tem o que fazer, arranje qq outra ocupação, só não fique denegrindo as imagem de pessoas que tu nem conhece, de um curso, e consequentemente estudantes, e pior, de uma universidade, que pelo visto, tu passou longe...

Al Reiffer disse...

Eu, com medo? Medo tem quem não se identifica atrás do anonimato, ou quem não assume seus atos. Sim, estou lutando pela justiça. Com toda minha dignidade. Não fui eu quem torturou e matou um gato. Não me interessa quem foi. Interessa-me que o culpado seja punido, só isso. Tu mesmo disseste: "um gato morreu". E morreu com requintes de crueldade. E morreu nas dependências da UFSM. Esses são os fatos. Quem o matou? Quem está envolvido? Por que o mataram? Tu mesmo disseste que um dos suspeitos levou a cabeça do gato ao HUV. Quer dizer que mesmo levando a cabeça ele não estava envolvido? Ok, se não estava, deve vir provas de que não estava. Como disse antes, seja quem for o culpado, ou os culpados, seus nomes serão divulgados aqui, quando houver provas, se houverem. Se não querem sujeira no nome do curso, identifiquem logo os culpados. Óbvio que a culpa não é do curso, mas de algumas pessoas. Quem são essas pessoas? Tu sabes? Ou vais dizeres que o gato se suicidou decepando sua cabeça? Eu amo gatos, tenho 5 deles, sei do imenso valor que esse animais possuem e jamais vou aceitar crueldades contra eles. Jamais!

Unknown disse...

Eu sinceramente não entendo o que se passa na cabeça dessas pessoas que condenam quem se horroriza com essa brutalidade toda. Gente, por favor! Quem é o criminoso aqui? É que se revolta e opina sobre um ato cruel desses, ou quem cometeu esse ato? Vamos acordar! E parar de apelar... Se você conhece os tais suspeitos, sabe que eles são de boas famílias, têm boa índole e blablabla, ótimo para você. A maioria das pessoas não os conhece e nem por isso vão ficar caladas frente a essa notícia. A opinião pública nem sempre agrada, queridos... E uma coisa é certa: muitas vezes convive-ser por anos com uma pessoa, filhos, maridos, esposas e não se sabe exatamente como aquela pessoa é por dentro. Nunca se conhece ninguém! Ninguém. Não é porque amigos, parentes e sejam lá quem dizem que tal pessoa é incapaz de cometer um ato desses que isso tenha que ser tomado como verdade absoluta.

Anônimo disse...

Reiffer, vc mandou e-mail ao Prof. responsável da suinocultura da ufsm? Ele não vai se manifestar pq gatos e suínos ñ combinam e foi ele quem sugeriu o "sumiço" dos gatos..realmente quem pode mais chora menos...

antes que a natureza morra disse...

Leiam o jornal de maior circulação de Santa Maria, onde se localiza a UFSM e onde ocorreu o fato... acessem este link :
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/8,17,6133,110288,1,A-morte-polemica-de-um-gato.html
O fato ocorreu e está documentado no jornal.

JP

Anônimo disse...

Gente, estou chocada!! Não seria possível indiciar os responsáveis por maus tratos? Não há nada que possa ser feito?

Anônimo disse...

Gente! Quanto mais eu leio essa história, mais me indigno!
Quem sabe, tá na hora de falar!
Tá na hora da UFSM se manifestar sobre o caso e punir os culpados. Uma universidade federal é mantida com dinheiro público e é um local de educação e ENSINO e não de barbáries. Como cidadão que paga meus impostos para outros estudarem com o dinheiro público, e não para cometerem atrocidades, cobrarei resultados até o final.

Unknown disse...

Bom pessoal... sou Zootecnista e formada pela UFSM... e diga-se de passagem sou bixo de um e veterana de outro dos praticantes desta barbárie... e conhecendo como bem conheco o nosso "sistema de controle de animais", e conhecendo os professores do curso e afins... de NADA duvido!!! Enquanto estive na universidade sempre lutei pelos direitos dos animais e sempre fui mal vista por isso em meio a muitos dos professores... sempre que acontecia algo deste tipo... e sim... já aconteceram outras vezes com cachorros também... e eu ia falar... ai eles diziam.... lá vem a Grasiela... mas eles nao estao nem aí... isso nao afeta o bolso deles... é menos um "stress"... e muitos aluninhos colaboram com isso... e acham isso o máximo... Nenhum professor está nem aí... a coordenacao está nem ai... sempre foi assim e sempre será... se alguém disse "estamos tomando providencias"... é porque é conveniente dizer isso ao público e esperar a poeira baixar e tudo cair no esquecimento... se depender da UFSM vai tudo ficar na mesma... e todos os q eles puderem comprar e todas as provas q puderem esconder eles esconderao... como já ocorreram outras vezes... infelizmente nao estou no Brasil para ajudar com os protestos... só posso enviar meus pensamentos positivos... Felizmente aqui na Alemanha os animais nao sao sacrificados por nascerem debilitados ou estarem doentes... eles sao tratados... e isso o Brasil ainda vai demorar muito para aprender.... se é que um dia vai aprender!!! Hoje... me envergonho de dizer q sou uma Zootecnista formada pela UFSM... tenho vergonha do curso e da Universidade... mas esperemos por um resultado deveras satisfatório!!!!

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie