25 maio 2009

Eu Não Sou Brasileiro

Sim, não posso ser. Afinal, tudo que dizem que o brasileiro é, eu não sou. Dizem que o brasileiro é isso, é aquilo, que possui determinadas características, mas elas não condizem comigo. Então não posso ser brasileiro. Afinal, se já se criou um estereótipo do que é ser brasileiro, se é através desse estereótipo que as pessoas em geral, principalmente as de outros países, veem os brasileiros, e se eu não estou de acordo com tal estereótipo, então, não sou ou não devo ser brasileiro.

Vejamos:
1) Brasileiro é alegre e de alto astral. Eu não sou alegre e nem tenho alto astral.
2) Brasileiro é extrovertido. Eu não sou extrovertido.
3) Brasileiro adora verão e calor. Eu detesto verão e calor e amo o inverno e o frio.
4) Brasileiro adora praia. Eu até posso achar bonita uma praia se não houver pessoas lá. Detesto aquele monte de gente amontoada na areia, surfistas, cerveja, pessoas bronzeadas etc. Acho tudo isso um saco.
5) Brasileiro prefere bumbuns. Um bumbum pode ser bonito, mas eu prefiro os olhos.
6) Brasileiro adora cerveja. Eu não gosto de cerveja, prefiro um bom vinho.
7) Brasileiro gosta de andar com pouca roupa. Para mim, nada melhor que vestir um longo e pesado sobretudo.
8) Brasileiro gosta de samba, pagode, axé, forró, sertanejo. Eu detesto todos esses tipos de música, e nada têm a ver comigo nem com a região onde vivo.
9) Brasileiro ama carnaval. Eu detesto carnaval.
10) Brasileiro não perde uma festa. Uma festa às vezes é legal, mas na maioria das vezes acho melhor ficar em casa, ou fazer outra coisa, a ir numa festa.
11) Brasileiro tem o seu famoso jeitinho. Para mim, o jeitinho brasileiro é um eufemismo de canalhice.
12) Brasileiro gosta de coisas coloridas. Eu prefiro cores sóbrias e discretas.


Enfim, talvez existam outros pontos em que eu nada tenha a ver com o que se classifica como “brasileiro”. Mas há algo que tenho em comum. Brasileiro adora futebol. Bem, eu também gosto de futebol. Será que só por isso sou brasileiro?

11 comentários:

Brutal Morticínio disse...

Eu também não sou brasileira! Você disse tudo, o pior é que se comentamos com qualquer pessoa ou com a maioria, que não gostamos de algo "que todos brasileiros gostam" sempre vem a mesma frase do gosto de massa : "Mas como tu não gosta?" Está louco?
O Brasil é um Estado e não uma nação mesmo ( se bem que a discussão é polêmica) então mesmo me sentindo meio fora, de repente nem numa nação não me sentiria parte da identidade nacional, toda nação ou Estadoprevalece o gosto de massa que é imposto como correto. Mas e ae tu estás louco como gosta de coisas coloridas ou as preferências nacionais? rsrsrsrs! Acho que eles estão loucos gostam de tudo que lhes dizem que é bom e reproduzem e reproduzem. Abraços

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

REIFFER
grande texto, um contraponto e
tanto.
Froilam

Luiz Paulo Milani disse...

Muito bom texto. De fato.

Mas e eu que nem gosto de futebol? Haha!

ManZone Music disse...

Esse universo sulista em que vivemos é muito diferente do resto do Brasil. Aqui, o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, se confundem e ultrapassam fronteiras, transformam-se num habitat de seres introvertidos e frios que se chama Pampa.

Um abraço, Reiffer.

jls disse...

Adorei o texto!!! Também não me enquadro com o perfil do brasileiro...e realmente aqui no sul as coisas são um pouco diferentes(cononcordo plenamente com quarto o comentário..) mas bem, sobre samba existem sambas bem "sóbrios"... já ouviu Cartola?

Kleber Bernardo disse...

Também não sou brasileiro. Somos bem parecidos, apenas não gosto de futebol, o que você gosta, não vejo graça neste esporte(na verdade, em nenhum)...abraços

Alberto Ritter Tusi disse...

acho que somos gaúchos; e ser gaúcho não é ter nascido simplesmente na pampa, "ser gaúcho é um estado de espírito"!

E, falando nisso, que baita frio que está esse domingo!!! Um forte abraço pro pessoal aí em Santiago!

Agnes Mirra disse...

Também não sou Brasileira quando o assunto é futebol: EU ODEIO!!!!!

Anônimo disse...

Eu não sou brasileiro!! não pago 70 mil em carro chines 1.6, brasileiro é burro!!!!! adora dar um jeitinho, corrupto, briga por causa de futebol mas por causade corrupção nada!!!povo BOI, em troca de assistencialismo vende seu voto!!!!!!!!! Deveria privatizar tudo e mandar em bora estes cabides de emprego publico, alem de que acabar com a estabilidade de concursado ou trabalha ou vai para rua!!! Ainda bem que muitos pensam como eu, parem e pensem o COLLOR perdeu o poder por muito menos do que o PT ta fazendo hoje.... gente vamos acordar "MOVIMENTO EU NÂO SOU BRASILEIRO""

Anônimo disse...

Pra mim o reponsável pelo testo inícial já morreu e esqueceram de avisa-lo,parece-me uma criatura egocentrica, deveria fazer alguma economia zarpar desde paisinho(claro que sob o seu conceito)deveria ir morar em paises como Afiganistão, Ugrania,Itália,Russia, Austria,Palestina,se conseguir curar-se desde egocentrismo talvez ainda seja um pouco feliz. Pobre animalzinho.E que tristeza acabo de descobrir que está criaturinha é gaucho como eu, mas um detalhe sei respeitar a diferença de modo geral, e assim fazem outros gauchos como eu que alguma coisa retirarão da educação recebida, ora vai te tratar o doente!

Anônimo disse...

Raça maldita!! Deviam ser todos extirpados do nosso solo sagrado. So contaminam nossa pátria!! Nacionalismo já!! Filhos e netos da imunda imigração fora!!